sábado, 30 de outubro de 2010

O LENDÁRIO ANÍSIO SANTIAGO


Anísio Santiago nasceu no dia 2 de fevereiro de 1912, na fazenda Bonfim, zona rural de Salinas. Ali cresceu e viveu sua infância e adolescência ao lado dos pais e irmãos. Aos doze anos de idade, escondido do pai, experimentou beber cachaça pela primeira vez. Não gostou. Desde então jamais bebeu cachaça em toda a sua vida. Entretanto, quis o destino que a cachaça tivesse importância fundamental em sua vida. Faleceu no dia 22 de dezembro de 2002, aos 91 anos. Em vida foi uma lenda. Transformou-se no maior ícone da história da cachaça brasileira. É impossível falar ou escrever sobre cachaça sem tecer comentário ao seu nome e ao seu feito. Mesmo após a sua morte em 2002, ainda desperta curiosidade em muitas pessoas. Ainda muito se fala e se escreve a seu respeito e do legado que deixou. Deixou grande lição de vida e demonstrou que é possível crescer e construir uma vida respeitável e obter a admiração de todos. Sempre permaneceu fiel aos seus ideais e princípios que acreditou serem verdadeiros.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA SANTIAGO,
Roberto Carlos Morais. O Mito da Cachaça Havana -Anísio Santiago.
Belo Horizonte: Cuatiara, 2006, 292 páginas.

RECEITA PURA GARRA DA LORA - BAR DA LORA - BH

Ingredientes
Para o preparo do garrão:
1 kg de garrão (músculo bovino)
1 colher de creme de cebola
1 colher de caldo de carne
1 cerveja malzebier (long neck)
1 colher de tempero (alho e sal)
1 cebola picada
1/2 litro de água

Para o preparo do purê de mandioca:
1 kg de mandioca cozida
1/2 litro de leite
3 colheres de manteiga de garrafa
250 gramas de queijo canastra ralado
1 caixinha de creme de leite (200 ml)

Para a decoração de cada prato:
3 jilós grandes
200 gramas de linguiça de lombo fatiada

Modo de preparo:
Modo de preparo do Garrão:
Refogar a cebola, o tempero, e o caldo de carne. Adicionar o garrão, a cerveja,
a água e o creme de cebola. Cozinhar por volta de 30 minutos na panela de pressão.

Modo de preparo do purê de mandioca:
Bater toda a mandioca já cozida, no liquidificador. Refogar a mandioca na manteiga
de garrafa. Adicionar o queijo, o leite e o creme de leite até ferver.

Para a montagem do prato:
Passe a linguiça e o jiló na chapa, e decore em volta de um prato grande.
A carne cozida é servida no centro do prato. O purê deve ser colocado em uma vasilha
separada conforme o tamanho do prato para servir de acompanhamento.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RANKING DAS MELHORES CACHAÇAS DO BRASIL 2009

A Revista Playboy Edição Agosto/2009 (capa Priscila) divulgou o ranking das melhores CACHAÇAS do Brasil em 2009 por avaliação de júri especializado.

01º. Anísio Santiago/Havana (Salinas, MG)
02º. Vale Verde (Betim, MG)
03º. Claudionor (Januária, MG)
04º. Germana (Nova União, MG)
05º. Magnífica (Vassouras, RJ)
06º. Canarinha (Salinas, MG)
07º. Maria Izabel (Paraty, RJ)
08º. Tulha (Mococa, SP)
09º. Casa Bucco (Bento Gonçalves, RS)
10º. Volúpia (Alagoa Grande, PB)
11º. Nega Fulo (Nova Friburgo, RJ)
12º. Armazém Vieira Ônix (Florianópolis, SC)
13º. Armazém Vieira Tradicional (Florianópolis, SC)
14º. Tabaroa(Bichinho, MG)
15º. Santo Grau (Coronel Xavier, MG)
16º. Sapucaia Velha (Pindamonhangaba, SP)
17º. Weber Haus Reserva Especial (Ivoti, RS)
18º. Dona Beja (Araxá, MG)
19º. Serra Preta (Alagoa Nova, PB)
20º. Rochinha 12 anos (Barra Mansa, RJ)

BAR DA LORA EM BELO HORIZONTE - MG

A "Lora" é sucesso em BH. Localizada logo na entrada do Mercado Central, tem um cercadinho para evitar que congestione os corredores. E toma multa se alguém biritar do lado de fora. Daí imagina, o povo se espreme como pode. E o atendimento, apesar da loucura, é inexplicavelmente eficiente.

Todo mundo conhece a 'Lora'. Pedem para tirar fotos. Gritam com a intimidade de quem chama a vizinha. Gritam mesmo, a gente ficou olhando assutado. Mas é tudo diversão. Vale tudo para comer o famoso Fígado acebolado com jiló (acima). Vale mesmo. Até dividir o mesmo metro quadrado com outras 3 ou 4 pessoas. E em pé. Se abanando com o copo na mão.
O prato desse ano é o Pura Garra da Lora. Nome estranho? É que é feito com garrão, aquele músculo duro do boi. E tem uma estória lá do passado batalhador da 'Lora', que já teve de dar a volta por cima, mas que vai ficar pra depois. Não queremos chorar agora, apenas tomar mais uma e brindar com ela.

E comer o garrão com molho de malzbier acompanhado de purê de mandioca com queijo e jiló na chapa com linguiça. E arrematar com o fígado. Nunca pensei que fígado com jiló pudesse ficar tão bão.

Pura criatividade da Lora!

Bar da Lora
Avenida Augusto De Lima, 744
Mercado Central - Loja 115
Centro - Belo Horizonte - MG
Matéria Escrita por Marcelo Katsuki

terça-feira, 26 de outubro de 2010

RECEITA DE BOLINHO DE BACALHAU DO BAR DO LUIZ FERNANDES

Ingredientes:
400 g de bacalhau do Porto cortado em pedaços
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1/2 colher (chá) de alho socado
2 pimentas dedo-de-moça picadas
1 colher (chá) de orégano
1/2 colher (café) de noz-moscada moída
1 kg de batata
1/2 xícara de cheiro-verde picado
1 xícara de farinha de milho bem triturada
1 litro de óleo (ou mais, se necessário, para fritar)

Modo de Preparo:
Deixe o bacalhau submerso em uma vasilha com água por 24 horas dentro da geladeira, trocando a água três vezes nesse período. Coloque os pedaços de bacalhau numa panela com água limpa e leve para cozinhar até ficarem macios. Escorra e desfie o bacalhau, tirando todas as espinhas e a pele. Reserve. Numa frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça. Junte o bacalhau, o orégano e a noz-moscada. Mexa para pegar o tempero e reserve. Cozinhe as batatas inteiras. Quando estiverem macias, escorra, tire a pele e coloque-as numa tigela grande. Amasse bem até desmancharem completamente. Junte o bacalhau e misture tudo. Incorpore o cheiro-verde e a farinha de milho e amasse com as mãos. A massa estará boa quando ficar homogênea e não grudar mais. Para fazer os bolinhos, retire porções grandes usando como medida uma colher (sopa) cheia. Se tiver uma balança, calcule 100 gramas para cada bolinho. Coloque o óleo numa frigideira funda e, se necessário, junte mais, para que os bolinhos fiquem submersos. Leve ao fogo até o óleo ficar bem quente (180 graus) e frite os bolinhos, cerca de quatro de cada vez.
Depois de dourados, escorra-os, passe por papel absorvente e sirva.

DIFERENÇA ENTRE CERVEJA E CHOPE



CERVEJA
É uma bebida alcoólica carbonatada, produzida através da fermentação de materiais com amido, principalmente cereais maltados como a cevada e o trigo. Seu preparo inclui água como parte importante do processo e algumas receitas levam ainda lúpulo e fermento, além de outros temperos, como frutas, ervas e outras plantas.

CHOPE
Também chamado Chopp, vem da palavra alemã Schoppe (mais exatamente do dialeto Alsaciano), nome de uma caneca de 300ml. É nada mais nada menos do que uma cerveja não pasteurizada. Por esse motivo, pode ter variações assim como acontece com a própria cerveja, seguindo vários dos estilos acima citados. Por não ser pasteurizado, dura, dentro do barril, cerca de 10 dias e, após aberto, não mais que 24 horas.

DICAS PARA CURAR A RESSACA

Beber mais que o nosso limite nunca é o objetivo, porém com a descoberta de tanta cerveja boa, muitas vezes acaba sendo inevitável beber um pouco a mais. Para esses momentos, resolvemos listar algumas dicas para que na sua manhã seguinte você se lembre da noite anterior mais pelas boas cervejas do que pela sua atual dor de cabeça.

Para antes e durante:

Beba água entre uma cerveja e outra. É importante manter o corpo hidratado sempre. O álcool desidrata o corpo e a cerveja, diurética, nos faz eliminar muito líquido, portanto você precisa reabastecer com frequência.

Não beba de estômago vazio. Como a bebida diminui o nível de açúcar no sangue, comer é importantíssimo para que o organismo não saia do seu nível normal. Comer antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

Para depois:

Beba muita água antes de dormir. Muitas vezes a dor de cabeça do dia seguinte é desidratação causada pelo álcool. Beba no mínimo de 2 a 3 copos.

Aspirina ou outro analgésico - pílulas ou efervescentes, ajudam a combater a dor de cabeça

Antiácidos
- eles ajudam caso seu estômago apresente sinais de irritação

Café, chá, Coca-Cola - para reanimar. Além disso, tais líquidos te manterão hidratados também.

Coma bem no dia seguinte. Evite gorduras e comidas pesadas - seu estômago já está sofrendo o suficiente - mas não deixe de comer. Comer um pouco antes de dormir também ajuda algumas pessoas.

Dê um intervalo de 48 horas. Have 48 hours off the booze A história de que a "rebatida" cura tudo pode até ter um fundinho de verdade, mas ninguém aqui quer terminar doente ou sócio do AA.

CERVEJA & GASTRONOMIA - COMBINAÇÕES

Algumas combinações já foram testadas por muita gente e tornaram-se consagradas. Veja alguns exemplos:

Cervejas do tipo Pilsen (como a Brahma, a Antactica e a Skol), vão muito bem na companhia de aperitivos, de carnes vermelhas e de pratos orientais. As que são elaboradas com uma quantidade maior de lúpulo, como a Serramalte, vão muito bem com os pratos mais condimentados.

As cervejas Light (como a Brahma Ligth) acompanham bem as saladas e as carnes brancas.

As Weiss, como a Bohemia, se adequam muito bem aos frios, aos defumados e aos pratos da cozinha alemã.

As Stout, a variedade da brasileira Caracu, ficam perfeitas com ostras, mariscos e crustáceos. Elas também fazem boa companhia ao chocolate.

As cervejas do tipo Ale, como a Bohemia Royal Ale, de tonalidade avermelhada (são mais escuras do que as do tipo Pilsen e mais claras do que a Malzbier) acompanham bem as carnes vermelhas e os pratos mais condimentados.

As cervejas Lambic vão bem com bolo de chocolate ou de frutas. O mesmo vale para todas as cervejas mais escuras, feitas com malte torrado.

As do tipo Schwarzbier, como a Bohemia Escura, têm aroma com notas de toffe e maltes torrados. Sua espuma é cremosa e incorpada.

As cervejas do tipo Abadia, como a Bohemia Confraria, ficam perfeitas na companhia de carnes mais tenras e de sabor mais suave, como as de coelho, de vitela e de pato.

A bock, como a Brahma Bock, é uma cerveja forte, escura e só é produzida durante a primavera e o outono. Tem baixa fermentação e combina com pratos quentes mais pesados e queijos.

FAMOSAS FRASES DE BOTEQUIM I

  1. Eu bebo pouco, mas o pouco que bebo me transforma em outra pessoa, e essa outra pessoa sim, bebe pra cacete. (Anônimo)
  2. De tudo que ganhei na vida, 90% eu bebi. 10% dei pro garçom. (Autor desconhecido)
  3. Cerveja e cachaça são os piores inimigos do homem. Mas homem que foge dos inimigos é um covarde. (Zeca Pagodinho)
  4. Dizem que a bebida mata lentamente. E daí, eu não estou com pressa!!! (Anônimo)
  5. Quem bebe vive menos: menos triste; menos deprimido; menos tenso; menos puto da vida! (Anônimo)
  6. Está cientificamente comprovado que a cerveja contém hormônios femininos, pois após algumas cervejas, todos os homens começam a dizer muita besteira, brigar por qualquer bobagem e a dirigir mal. (Autor machista...rs)
  7. Chopp é como silicone quanto mais ml, melhor. (Autor desconhecido)
  8. Vinho, azeite e amigo, o mais antigo. (Um sabio)
  9. Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário. (Bill Gates)
  10. Casamento começa em motel e termina em pensão. (Romário)
  11. Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante. (Eduardo Suplicy)
  12. Se você ainda não encontrou a pessoa certa, vai comendo a errada mesmo. (Anônimo)
  13. Porque é que a cerveja americana é servida fria? Para a podermos diferenciar da urina.(David Moulton)
  14. O uísque é o cachorro engarrafado. (Vinícius de Moraes)
  15. O que te engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas oque você come entre o Ano Novo e o Natal. (Solange Couto)
  16. O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno precisa da ajuda da mulher. Pra ser viúvo também. (Príncipe Charles)
  17. Cabelo ruim é igual a bandido... Ou tá preso ou tá armado. (Ronaldinho Gaúcho)
  18. Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança. (Zeca Pagodinho)
  19. Se um dia a vida lhe der as costas... Passe a mão na bunda dela. (Paulo Cesar Pereio)
  20. Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiênciamental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais,retardado é você. (Antônio Palocci)
  21. O melhor negócio do mundo é abrir um puteiro, se você falir, ainda pode comer o estoque! (Anônimo)
  22. Tamanho não é documento e dinheiro não traz felicidade'. (Autor desconhecido, pobre e de pinto pequeno)
  23. Já que a vida começa aos 40, me traz uma mamadeira de uísque (Tulípio, o carinha aí de cima)
  24. Homem é igual a caixa de isopor: é só encher de cerveja que você leva pra qualquer lugar. (Anônimo)
  25. Fiado só para maiores de 90 anos acompanhados dos pais. (Dono do boteco)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ATENDIMENTO É TUDO! (2)

O cliente chega no boteco e faz o seu pedido:
- Olha, eu queria uma carne bem passada, mas tão passada que já esteja esturricada e até seja difícil de mastigar! As batatas meio cruas e a salada temperada só com sal, mas com muuuuuuito sal, em exagero.
- E para beber, uma cerveja bem quente, morna,...morna,...morna...
- O senhor vai me desculpar, mas... Eu não posso trazer isso...
- Uai! Por que não?
- Uai, porque temos normas! Porque temos um nome a zelar!
- Eu não posso servir isso pro senhor!

- Não vejo qual é o problema...
- Ainda ontem vim aqui, pedi uma carne com batatas, e vocês me serviram exatamente isso que eu lhe pedi agora!

RECEITA DE PERNIL ASSADO DO BAR & LANCHES ESTADÃO

Ingredientes:
Pernil:
1 pernil de 9 a 10 Kg
sal

Tempero do molho:
½ litro de óleo
6 folhas de louro
½ cebola
2 cabeças grandes de alho
1 colher de (sopa) de orégano
1 colher de (sopa) de sal
½cenoura crua

Molho:
5 cebolas cortadas em meias fatias
8 tomates cortados em meias fatias
2 pimentões verdes cortados em tirinhas
3 folhas de louro
2 colheres de (sopa) de orégano
2 colheres de (sopa) de colorau (e o tempero batido)

Modo de Preparo:
Pernil:
Faça furos no pernil, atravessando a carne, e acompanhando o osso.
Tempere com bastante sal e deixe curtir por no mínimo duas horas.
Coloque em uma assadeira grande, apoiando a ponta do osso na quina da assadeira,
despeje água em quantidade suficiente para cobrir com um dedo de água o fundo da assadeira e leve ao forno bem quente por 3 horas, colocando mais água sempre que necessário.
Então vire o pernil e deixe por mais uma hora no forno sempre bem quente.

Para o molho:
Bata os ingredientes do tempero no liquidificador, coloque em uma panela, com os outros ingredientes do molho e leve ao fogo por 5 minutos, só para murcharem.

Fatie o pernil e monte os sanduíches, colocando molho a gosto.
Rendimento: 40 sanduíches bem recheados

NEM TUDO É O QUE PARECE SER!

Um happy hour na padoca pode não ser o que você esperava...

PADARIA É PRA FAZER PÃO!
Não adianta querer beber e curtir numa paradaria, o máximo que acontece é você
encontrar o seu vizinho que parou para comprar pão, ele irá te comprimentar e quando
ele sair com certeza pensará "esse é um puta cachaceiro".

E depois, para completar o desprazer da noitada na padoca, os funcionários ficam na
torcida para você se tocar que eles estão cansados e querem que você vaze logo dali,
alguns pedem pra você ir embora, dizendo "vambora que amanhã tem mais!" é mole?

Padaria, espetinho na porta do açougue, mercadinho do bairro, isso não funciona!

NÃO INVENTEM, MONTEM UM BOTECO PERTO DA GENTE!!!

"A graça do boteco é justamente o fato de misturar comida, bebida e sociabilidade"
(autor desconhecido)

O CAFÉZINHO E A CONTA!

Boteco que é boteco oferece ao cliente aquele cafézinho fresco e cheio de aroma,
é o complemento natural é o Grand Final da refeição.

Nada mais gostoso de ver é aquela jarrinha de café chegando a mesa para
o próprio cliente se servir, fresquinho, cheiroso e muito saboroso.

Café tomado é hora de pedir a conta e deixar claro para o cliente que valeu a pena.

O gostinho de quero mais é inevitável!!!

BAR & LANCHES ESTADÃO

Não há um boteco igual na cidade, o Estadão se destaca por funcionar 24h, de segunda a segunda e sempre lotado. O nome veio por ficar ao lado do antigo prédio do jornal O Estado de São Paulo. A casa é famosa pelo seu delicioso lanche de pernil, tomate, pimentão e cebola no pão francês.

Em horários mais movimentados - quinta a sábado de madrugada - são em média 700 sanduíches e 20 peças inteiras da carne por dia. O público varia entre jornalistas, taxistas, baladeiros, policiais, plantonistas e garotas de programa. Os PFs saem a qualquer hora do dia e a tradicional feijuca é servida nas madrugadas de terça para quarta e de sexta para sábado. E não estranhe se der de cara com alguém pedindo um prato desses bem às 05h da manhã.

Se você passar por São Paulo, ou pela região do metrô Anhangabaú, eu recomendo
que dêem uma passadinha lá. O mais legal é que funciona 24 horas.
Portanto não há desculpa pra não deixar de ir.



Como chegar: Viaduto Nove de Julho, 193 - Centro

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AZEITE DE OLIVA

Todos os azeites de oliva virgens, bons ou ruins, resultam de uma primeira prensagem, mas, não é esse o fator que define a qualidade do produto.
A acidez é um fator de classificação importante do azeite de oliva virgem, mas não serve para indicar a qualidade sensorial do produto. O sabor e o aroma do produto é resultado de um complexo equilíbrio de compostos diferentes transmitidos primariamente, pela variedade e pela maturação dos frutos no momento do processamento e, secundariamente, pelo microclima e pelo solo em que a árvore está plantada. Já a acidez tende a ser menor quando a coleta e o processamento das azeitonas é bem feito. Por isso é comum que bons azeites tenham acidez baixa. No entanto é possível encontrar um azeite com grau de acidez baixo, mas com pouco aroma e de sabor apagado e, também o contrário, um azeite com acidez um pouco mais alta, mas de presença marcante na boca. Os azeites de oliva com acidez entre 0,8% e 2% são conhecidos como azeite de oliva virgem. Na sua comercialização podem receber o epíteto fino. Seu principal uso é o culinário e quando usados industrialmente são mesclados com outros tipos de azeite.
Os azeites com acidez maior do que 2% denominam-se azeite de oliva virgem lampante. Destinam exclusivamente para uso industrial na mistura com outros azeites de Oliva.
Azeites que superam o grau de acidez de 2% ou que por problemas climáticos ou de processo apresentam defeitos sensoriais são destinado ao refino. O refino não modifica a estrutura química do azeite de oliva e elimina os seus defeitos resultando em um produto com acidez não superior a 0,3%. O azeite refinado não é vendido aos consumidores e destina-se exclusivamente a utilização industrial, ou seja, são misturados com outros azeites de oliva. A mistura de azeite refinado com azeites de oliva virgens (extra, fino ou lampante) recebe a denominação genérica azeite de oliva. O grau de acidez final não pode superar a 1%. Essa limitação modula a utilização dos azeites virgens na produção do azeite de oliva. Ou seja, para atender esse limitação imposta por lei, os fabricantes se obrigam a utilizar mais azeites de oliva extra ou fino do que o lampante na elaboração do azeite de oliva. A principal utilização do azeite de oliva é culinária.

Uso culinário do azeite por acidez:

Tipo: Extra Virgem
Acidez: menor que 0,8%
Utilização: Saladas e molhos

Tipo: Virgem fino
Acidez: 1,5%
Utilização: Saladas e molhos

Tipo: Semifino
Acidez: 3,0%
Utilização: Saladas e frituras

Tipo: Refinado
Acidez: maior que 3,0%
Utilização: Frituras de imersão

Tipo: Puro
Acidez: maior que 2,0%
Utilização: Frituras, assados e marinados

Fonte: Informativo da Casa do Azeite Espanhol

DICAS DE COMO ATENDER BEM SEGUNDO A VISÃO DE UM BOÊMIO

Está certo que não sou nenhum consultor de restaurantes, bares e botecos, nem tampouco consultor de garçons. Entretanto, como freqüentador assíduo de bares desde o início da adolescência, me dou ao direito de dar algumas dicas aos garçons que visitam esse blog sobre como atender bem um cliente.

Todas as situações narradas abaixo são verídicas, ou seja, já aconteceram com profissionais de nossa convivência, entretanto, definitivamente não é regra entre os garçons, evidentemente!

1o – Em primeiro lugar, coloque em sua mente que os clientes estão ali para se divertirem. Eles trabalham duro para poderem tomar aquela cerveja gelada no fim do expediente ou no final de semana. Sabemos que você também está trabalhando duro enquanto o seu cliente está se divertindo, mas nem por isso precisa ficar tão mal humorado e os atender de cara feia! Sorria! Seja gentil! Transmita sua alegria para os clientes e te garanto que seu expediente vai ser muito mais agradável.

2o- Sempre que passar perto das mesas e estiverem bebendo cerveja em garrafa, verifique se ela já está acabando e encha o copo se estiver vazio. Se a cerveja já estiver no fim, sirva o restante e já traga outra, claro! Além de ser super agradável, vocês com certeza vão vender muito mais, e em conseqüência os 10% serão mais gordos.

3o- Anote o pedido sempre! Não custa nada. Nada pior que pedir um chopp com colarinho e vir sem colarinho, ou vice versa. Ou pedir uma coca-cola somente com gelo e chegar somente com limão.

4o- Olhe sempre para as mesas e não para a televisão, para a linda vista do restaurante ou para a bunda da moça gostosa da mesa 8, e nem faça roda de conversa com outros garçons. Se não quer ser chamado de “psiu”, “chefe”, “amigo”, “meu chapa”, “ô chefia”, “campeão”, “ô da bandeja” etc. esteja sempre atento a todas as mesas que você estiver atendendo. É péssimo ficar mendigando a atenção de um garçon.

5o- Se no bar em que você atende separar as mesas por área e cada garçom ficar responsável por uma, nunca, mas nunca mesmo deixe de atender um cliente que não está na mesa de sua responsabilidade, dizendo que você não atende essa mesa, e sim o Edvaldo ali. Anote o pedido e passe para o Edvaldo você mesmo. O cliente não tem nada a ver com a divisão que é feita no bar, só querem mesmo é ser bem servidos por qualquer um dos garçons.

6o – Mesmo que a conversa da nossa mesa estiver boa e quase irresistível de não acompanhar, tente não ficar prestando a atenção nela. Ser discreto é fundamental!

7o- Jamais comente com um cliente assíduo do bar, mesmo se ele estiver só com os amigos, que aquela garota que ele levou para lá na quarta-feira passada era um chuchuzinho. Você não sabe se algum dos caras que está com ele realmente é amigo, ou se é o irmão, o sogro, o primo etc. da real namorada dele.

8o- Não deixe a anotação do pedido na comanda para mais tarde. Você sempre vai se esquecer de algum pedido, sempre mesmo.

9o- Eu imagino que deve ser difícil ver muita gente bebendo e resistir à tentação de beber também, mas se esforce ao máximo para não beber durante o expediente. Ali é seu local de trabalho e trabalhar bêbado pode lhe render uma demissão por justa causa, além de uma ressaca moral no outro dia.

10o- Leve na esportiva as brincadeiras de clientes já alterados pelo álcool e se disserem que te amam, que você é demais, que é o melhor amigo dele, chore no seu ombro ou acabar vomitando por ali mesmo, perdoe-os. Saiba que vocês garçons são realmente importantes para os clientes beberões e que um bom atendimento é a garantia certa de um bolso cheio de gorjetas e amigos para a vida toda.

11o- Boa noite! Sempre dizer bom dia, boa tarde, boa noite. Evite participar nos assuntos do cliente futebol, religião, política, e cuidados com mau hálito, cheiro de suor. Usar desodorante neutro e ter harmonia com os colegas de trabalho, porque um precisa um dos outros, cuidados com fofocas!Patrão é patrão, cliente é cliente e funcionário é funcionário. Nosso salário quem paga é o cliente, esteja sempre a disposição deles. Pense sempre que não existe clientes chatos todos nós temos problemas do dia dia! Nunca reclamar do colega de trabalho para o chefe é obrigação de ele avaliar se ele é bom ou ruim, cada macaco no seu galho! 2 dicas: não usar celular no bolso na hora de trabalho desligue ou guarde ofereça sua bolsa na hora da saída para seu chefe ver, para que não tenha problemas no futuro.

LOGOTIPO BOTECO BREJINHA

Em 2008, criei a logomarca Brejinha, que é uma Pin-up "mitológica" com corpo de mulher, cabeça de garrafa de cerveja...rs, e com uma bandeja nas mãos oferecendo o
"Néctar dos Deuses". A NOSSA CERVEJA! Perfeita não é?!

É proíbida a cópia ou reprodução da mesma sem prévia autorização do proprietário:
(Todos direitos autorais reservados: Roberto Maringelli)

QUAL A MELHOR CERVEJA?

A melhor é aquela que você mais gosta! Não é a marca, não é a propaganda, e também
não existe regras, claro que alguns detalhes são importantes a bebida bem servida na
temperatura certa, copos limpos e preço justo.

Segue teste cego de Pilsens realizado pela turma do brejas.com.br

Em pé: GuilhermeScalzilli, DanielRolfsen e MauricioBeltramelli.
Agachados: Ricardo Sangion, Daniel C. e Alexandre Menke

_1º - 2,47 – Backer
_2º - 2,37 – Eisenbahn
_3º - 2,02 – Bavaria
_4º - 2,00 – Bohemia
_5º - 1,98 – Sol
_6º - 1,93 – Antarctica
_7º - 1,92 – Devassa
_8º - 1,80 – Original (no desempate teve maior nota única: 2,2 contra 2,1 da Skol)
_9º - 1,80 – Skol
10º – 1,78 – Serramalte
11º – 1,62 – Primus
12º – 1,60 – Itaipava
13º – 1,57 – Kaiser
14º – 1,47 – Brahma
15º – 1,45 – Nova Schin
16º – 1,35 – Crystal

Teste realizado em 2007 - Fonte: http://www.brejas.com.br/

CHOPP BLACK DA BRAHMA


É um chopp escuro com características inéditas no País: um líquido muito mais cremoso e com um efeito visual surpreendente graças a um processo de produção especial que adiciona ao líquido, além de gás carbônico, nitrogênio. O resultado é um produto mais leve, muito mais cremoso, que, quando colocado no copo produz um efeito visual de cascata que surpreende os consumidores.O Chopp Brahma Black não é pasteurizado. Cerveja escura de baixa fermentação possui sabor moderadamente encorpado e amargor adequado ao balanço, com um toque levemente adocicado. Seu aroma contém notas de frutas, caramelo e torrado. Sua espuma cremosa é única.

ATENDIMENTO É TUDO!!!

Quando vou em um bar ou restaurante, a primeira coisa que me chama à
atenção é o atendimento que vai desde o garçom ao dono do estabelecimento,
já fui chamado de chato. Sou mesmo! Pagar pra ser mal atendindo é imperdoavel!

Por isso, antes de abrir meu bar já estou entrevistando com
muito cuidado meus futuros funcionários. Rs
ESSA JÁ ESTÁ CONTRATA! QUAL O NOME DELA MESMO?....

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BARES E BOTECOS DE ONTEM E HOJE.

ALGUNS BOTEQUINS MAIS FREQUENTADOS DE SÃO PAULO.
Bar do Elídio - Móoca - SP (Infelizmente perdeu sua caracteristica após a reforma)

Bar dos Cornos - Jaguaré - SP ( Favas especialidade da casa, um recanto nordestino)

Bar do Hugo - Itaim Bibi - SP (Famoso pelos seus pastéis sequinhos)

Famoso Bar do Justo - Santana - SP (Vários petiscos premiados no Boteco Bohemia)

Bar do Juarez - Itaim Bibi - SP (Happy Hour bem legal, 3 endereços em SP)

Bar e Restaurante Mocotó - Vila Medeiros - SP (Eleito pela Veja como bom e barato)

Seo Gomes - Vila Olímpia - SP (Petiscos da cozinha Portuguesa)

Bar do Arnesto - Vila Olimpia - SP

Bar Original - Moema - SP (Delicioso chopp Brahma)

Bar do Luiz Fernandes - Mandaqui - SP (delicias da culinaria portuguesa)

Botta Gallo Bar - Itaim Bibi - SP (Estilo bar chique pratos italiana em forma de petiscos)

QUEM NÃO GOSTA DE UM BOM BOTECO?

Como é bom entrar num boteco bem montado, onde você observa cada detalhe cuidadosamente criado pelo proprietário. Um bar bem montado em bem decorado pode até não chamar a atenção de alguns clientes que não se ligam nisso, mas inconcientemente ele vai se sentir bem a vontade.