sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

HAPPY NEW YEAR !!!


"Festejar, comemorar, comer e beber bastante nas festas de final de ano não é o que engorda, o que realmente engorda não é o que comemos entre o Natal e o Ano Novo, e sim, aquilo que comemos entre o Ano Novo e o Natal."
Então galera vamos pras cabeças!!!

Um grande abraço à todos espero em 2011
poder postar mais no nosso blog.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

CACHAÇA, PINGA, AGUARDENTE,...

"Água-que-passarinho-não-bebe"
Como diz o ditado, as claras para as misturas, as escuras sempre puras.

Cachaça, pinga, cangibrina, marvada, branquinha e outras são nomes dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. Seu nome pode ter sido originado da velha língua ibérica (cachaza) significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e Espanha, ou ainda, de "cachaço", o porco, e seu feminino "cachaça", a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste os chamados caititus era muito dura e a cachaça era usada para amolecê-la. É usada como coquetel, na mundialmente conhecida "caipirinha".

É obtida com fermentação da garapa de cana-de-açúcar. Já a fermentação do melaço dá origem a aguardente. A cana-de-açúcar, elemento básico para a obtenção, através da fermentação, de vários tipos de álcool, entre eles o etílico. Seu teor alcoolico varia de 40º à 50º. A cana-de-açucar é uma planta pertencente à família das gramíneas (Saccharum officinarum) originária da Ásia, onde teve registrado seu cultivo desde os tempos mais remotos da história.

Em São Paulo, os bares campeões em variedades são:
Bar do Leonel, o Filial, o Valadares e o Terra Nova.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FILÉS FAMOSOS DE CASAS TRADICIONAIS

FILÉ À OSVALDO ARANHA

O Filé à Osvaldo Aranha é um prato típico carioca, homenageando o político gaúcho Osvaldo Aranha. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho fatiado, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa.

O prato recebeu seu nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era "Senadinho" na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.


FILÉ A FRANCESA

Impossível falar de Filé à Francesa sem mencionar o restaurante Lamas, no Rio de Janeiro. Políticos e artistas fizeram a fama do restaurante que mantém no cardápio os pratos que eram servidos a Rui Barbosa, Machado de Assis, Monteiro Lobato, João do Rio e Getúlio Vargas. O mais famoso deles é o filé à francesa.

O medalhão de contra-filé ou mignon grelhado no ponto pedido pelo cliente vem com uma farta guarnição de batata palha misturada à ervilha, cebola e presunto. Como se não bastasse existe por lá o Filé a Oswaldo Aranha, criação da casa e a outra estrela do cardápio.


FILÉ DO MORAES

São Paulo também tem seu filé famoso é o do Moraes o Rei do Filé. Esse filé entrou para a história da Gastronomia Paulistana. Uma história que começou há mais de 80 anos, na rua Conselheiro Crispiniano, no pequeno "Esplanadinha", um bar repleto de políticos, poetas, atores, cantores, cerveja gelada e um incomparável Filé Mignon, sua marca registrada.

O restaurante já foi palco de romances, dramas, discussões políticas e composições musicais que marcaram época. Adoniran Barbosa por exemplo, um dos grandes amantes da Boêmia Paulistana, escolheu o Restaurante Moraes - Rei do Filé, para compor seu "Trem das Onze", enquanto saboreava um bem servido Filé Mignon de aproximadamente 500g.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL!!!!

É Natal! Desejo a todos botequeiros muitas felicidades!
Época de sonhos, esperanças renovadas e mensagens trocadas
com carinho e amizade. Feliz Natal galera.

BEBA COM MODERAÇÃO....KKK

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CAIPIRINHA

A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão taiti não descascado (também conhecido alhures como lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do Paraná. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes.

Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, o rum e o saquê, ao gosto do freguês.
O limão vez por outra dá lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. Alguns barmen recentemente têm criado outras receitas de "caipirinhas", e hoje já se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja, ciriguela e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.

Segue as versões por bares famosos:

  1. Caju com limão - (veloso)
  2. Tangerina com pimenta dedo-de-moça - (veloso)
  3. Carambola com manjericão - (veloso)
  4. Romã com limão - (veloso)
  5. Abacaxi e laranja - (veloso)
  6. Jabuticaba - (veloso)
  7. Lima da pérsia e pimenta rosa - (Outback)
  8. Uva com Manjericão - (Outback)
  9. Morango e gengibre - (Outback)
  10. Melão com limão - (Outback)
  11. Lichia e maracujá - (Outback)
  12. Amora, Morango e Framboesa - (Rabo de Peixe)
  13. Amora, Carambola e Uvas Itália - (Rabo de Peixe)
  14. Abacaxi, Hortelã, Coconnut - (Rabo de Peixe)
  15. Hortelã, Gengibre,Tangerina - (Rabo de Peixe)
  16. Vodca, St. Remy, Tangerina - (Rabo de Peixe)

Todas podem ser preparadas com cachaça, cachaça premium, run, vodca nacional e importada, tequila ou saquê.

FEIJOADA

A explicação popular mais difundida sobre a origem da feijoada é a de que os senhores – das fazendas de café, das minas de ouro e dos engenhos de açúcar – forneciam aos escravos "restos" dos porcos, quando estes eram carneados. O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita. Tal versão, contudo, não se sustenta, seja na tradição culinária, seja na mais leve pesquisa histórica. Segundo Carlos Augusto Ditadi, especialista em assuntos culturais e historiador do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, em artigo publicado na revista Gula, de maio de 1998, essa alegada origem da feijoada não passa de lenda contemporânea, nascida do folclore moderno, numa visão romanceada das relações sociais e culturais da escravidão no Brasil....

A feijoada é um prato que consiste num guisado de feijão com carne, normalmente acompanhado com arroz. Dizem também que é um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui outros também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.

Não importa, o que importa que a feijuca é
nossa e ninguem tasca!!!


Segue um video de quem mais conhece de feijoada em São Paulo.
José Orlando "Bolinha", dono do restaurante Bolinha, e o Chef Zé Mário
ensinam os truques da feijoada mais famosa da cidade.


quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

RECEITA DE BOLINHO DE FEIJOADA

No universo da baixa gastronomia, não há nada mais típico do que uma feijoada.
O cozido de feijão com carnes de porco é obrigatório para qualquer turista que
esteja de passagem pela cidade e motivo de orgulho para os nativos.
Com uma dose de criatividade, a cozinheira Kátia Barbosa recriou esse clássico na
forma de bolinhos crocantes por fora e suculentos por dentro, inovação que
alavanca a fama do Aconchego Carioca. Confira o video:



Ingredientes:
- 2 litros de água
- Meio kg de feijão preto
- 100 g de carne seca dessalgada e cortada em cubinhos
- 100 g de lombo dessalgado e cortado em cubinhos
- 100 g de costelinha dessalgada (ou defumada)
- 1 lingüiça calabresa cortada em cubos
- 1 paio cortado em cubos
- 3 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho
- sal a gosto
- 300 g de farinha de mandioca amarela (fina não seja torrada)
- 1 colher (sopa) de polvilho azedo
- 250 g de bacon (para refogar a couve) cortado em cubinhos
- 2 dentes de alho
- 2 maços de couve cortada em tiras
- farinha própria para empanar

Modo de Preparo:
1- Numa panela de pressão coloque 2 litros de água,o feijão
preto, a carne seca dessalgada e cortada em cubinhos, o lombo
dessalgado e cortado em cubinhos, a costelinha dessalgada (ou
defumada), a lingüiça calabresa cortada em cubos, o paio cortado
em cubos e as folhas de louro. Tampe a panela e coloque em fogo
médio por +/- 1 hora, contados após pegar pressão.
Retire totalmente a pressão e abra a panela.

2 - Transfira o feijão, o caldo e as carnes para um
liquidificador (faça isso por partes) e bata bem.

3- Numa panela grande aqueça o azeite, doure os dentes
de alho,refogue o feijão batido e acerte o sal.

4- AOS POUCOS vá acrescentando a farinha de mandioca
amarela (fina que não seja torrada) sem parar de mexer.
Mexa vigorosamente até o tutu soltar do fundo da panela.
Coloque esse tutu pronto em um recipiente para esfriar.

5- Depois do tutu frio, incorpore o polvilho azedo e trabalhe
bem a massa para que fique homogênea (bem lisinha). Reserve.

6- Enquanto isso, numa panela doure o bacon cortado em
cubinhos e os dentes de alho. Acrescente acouve cortada em
tiras e sal agosto e desligue o fogo rapidamente, só para dar
um "susto" na couve.

7- Pegue uma porção da massa e abra um disco na palma de uma
mão. Adicione uma colher da couve refogada no centro do
bolinho e feche-o bem. Passe na farinha para empanar e frite
os bolinhos em óleo bem quente.

Sirva com torresmo, gomos de laranja e uma batidinha de limão para beber.

Aconchego Carioca Bar
Rua Br Iguatemi, 388 - Pça da Bandeira, Rio de Janeiro
(21) 2273-1035 ‎

domingo, 5 de dezembro de 2010

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Mas conhecido como "Mercadão" é muito legal. Para quem nunca foi, vale a pena conhecer! O Mercado é um lugar muito agradável, onde podemos encontrar uma imensa variedade de tudo aquilo que se pode imaginar... além de muitos produtos que nem são sonhados por nós até conferirmos de perto. Além dos boxes de quitandas, peixarias, queijos, especiarias, empórios, açougues, (tudo fresquinho e seleciodado) há um mezanino com vários restaurantes para um almoço descontraído ou um lanche rápido (mas isso depende de que dia você decide visitar o Mercado: aos fins de semana e feriados eu diria que não é tão rápido assim, pois o local "ferve" de gente).

O menu é para todos os gostos: vai dos famosos "lanche de mortadela", pernil e pastel de bacalhau até pratos mais sofisticados como paella. Esse é com certeza um dos melhores lugares de SP. Para quem nunca foi, vale a dica.

Curiosidade: O bonde imortalizado por Adoniram Barbosa, no samba Trem das Onze, saía das proximidades do mercado e seguia em direção ao Jaçanã. Fonte: Veja SP
























Rua da Cantareira, Nº 306 - Parque Dom Pedro II
2º Rua paralela à Rua 25 de Março.