segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

COMIDA DI BUTECO 2011

EU BOTECO. TU BOTECAS.
Dia 15 de Abril será dada a largada ao Comida di Buteco nas 15 cidades
participantes simultaneamente!


1. Belo Horizonte, 2. Uberlândia, 3. Montes Claros, 4. Ipatinga, 5. Poços de Caldas, 6. Juíz de Fora, 7. Manaus, 8. Belém, 9. Salvador, 10. Rio de Janeiro, 11. São José do Rio Preto, 12. Campinas, 13. Ribeirão Preto, 14. Fortaleza e 15. Goiânia.

Pô faltou São Paulo nessa lista, heim Eduardo Maya, traz para gente também!!!

O Comida di Buteco elegerá, entre todos os botecos participantes do concurso, melhores colocados que obtiverem as melhores médias na avaliação dos
seguintes requisitos:

1º Melhor tira-gosto;
2º Melhor atendimento;
3º Melhor higiene do local;
4º Melhor temperatura da bebida;


A escolha dos botecos participantes é feita pela comissão organizadora do Comida di Buteco, com base em vários critérios, incluindo: a qualidade do cardápio, o envolvimento do dono, o ambiente e a higiene do local. Mas todas as pessoas podem indicar seus botecos preferidos basta enviar um e-mail para: contato@comidadibuteco.com.br , para que o boteco possa ser avaliado.

Durante os dias de duração do Comida di Buteco, o público e uma comissão de jurados votam, levando em conta os critérios de disputa. A votação acontece nos próprios bares concorrentes. Para votar, você deve pedir o tira-gosto participante, preencher uma cédula e depositá-la em uma urna no local.

Qualquer pessoa está apta a votar, desde que siga os parâmetros do concurso. Mas somente pode votar uma vez em cada boteco. Para o voto ser validado, todas as perguntas devem estar preenchidas, sem rasuras ou emendas.

Serão considerados ganhadores os bares melhor votados pela comissão de jurados e pelo voto popular, com pesos iguais, de 50% para cada um. A contagem dos votos é feita pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi. A avaliação é qualitativa e não quantitativa, portanto, não depende do número de pessoas que votaram, mas sim da média aritmética dos votos válidos recebidos.

Serão premiados com troféus os cinco primeiros botecos em BH, RJ, Salvador e Goiânia, apenas os três primeiros nas demais cidades, com a melhor média de notas em todas as categorias, sendo que o peso do tira-gosto é 70%, atendimento 10%, higiene 10% e temperatura da bebida 10%. Os demais botecos receberão um registro de participação no concurso. Caso haja empate entre dois ou mais botecos, eles receberão conjuntamente a premiação prevista.

Os resultados são informados na festa A Saideira, que encerra o concurso. Na ocasião, os vencedores são publicamente divulgados pelo Instituto Vox Populi e recebem, na hora, os troféus.

Como é um concurso, os 20% últimos colocados são desclassificados, não podendo participar, no mínimo, no ano seguinte do evento.

Mais informações no site: http://www.comidadibuteco.com.br/

sábado, 26 de fevereiro de 2011

MOJITO

Mojito é um coquetel à base de rum branco originário de Cuba. Esse cocktail com mais de 100 anos, Sabe-se que floresceu na noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe. Os ingredientes são, além do Rum, o açucar, hortelã, limão e club soda.

INGREDIENTES:
50ml de Rum
Suco de meio limão
1 colher (sopa) de açúcar
Club Soda
6 a 10 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO:
Em um copo long drink (300ml) macere as folhas
de hortelã, o açúcar e o suco de limão.
Adicione o Run. Mexa até ficar homogêneo.
Encha o copo com gelo e complete com Club Soda ou água com gás.

GUARNIÇÃO:
Decore o copo com um ramo de hortelã.


A mistura de hortelã com bebidas é muito antiga. O Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A diferença, nesse caso, é que a história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway. Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

BREW DOG

MICRO-CERVEJEIRA ESCOCESA - DESDE 2006

A Brew Dog foi fundada em 2006 por dois jovens amigos, James Watt e Martin Dickie.
A micro-cervejeira situada em Kessock Industrial Estate de Fraserburgh na Escócia, iniciou sua produção pela primeira vez em Abril de 2007.Martin e James, aborrecidos do mercado cervejeiro, das Lagers e Ales dominadas no mercado britânico, decidiram que a única maneira de dar a volta a este negócio desinteressante, era criar sua própria cerveja.

Tornou-se a maior empresa escocesa independente a produzir ca. de 120.000 garrafas por mês para exportação a nível mundial. Ambos aos 24 anos de idade, alugaram uma armazém, pediram financiamento para comprar barris de aço e começar sua produção de cervejas hardcore. Dedicam-se à `produção de cerveja `cool´, ´contemporânea e progressiva´.Brew Dog produz uma variedade de tipos de cervejas, tal como as Ale, Stout, IPA (India Pale Ale) e as Lager, das quais algumas em barril.

Nos tempos de hoje, as garrafas são distribuídas para supermercados britânicos, exportadas mundialmente para países incluindo Japão, Dinamarca, Suécia, Portugal e EUA. As cervejas em Barris apenas são para o mercado interno.

BREJA FORTE E BIZARRA

ESCOCESES LAÇAM A CERVEJA MAIS FORTE,
CARA E BIZARRA DO MUNDO

"Os escoceses são mundialmente famosos pelo whisky e, agora, pela cerveja mais forte do mundo. A pequena cervejaria BrewDog anunciou o lançamento da especialidade "The End of History" ou "O Fim da História", em português. A novidade artesanal possui 55 graus de teor alcoólico, mais que whisky com 44 graus. Uma cerveja comum, de latinha, tem cerca de 5 graus. A cerveja é comercializada em garrafas revestidas por arminho ou esquilo cinza empalhado, mas os criadores da cerveja garantem que os animais foram encontrados mortos. O preço da peculiaridade é um tanto salgado, respectivamente, £500, ou R$ 1.135, e £700, R$ 1589. Só foram produzidas 11 garrafas, sete arminhos e quatro esquilos, vendidas com certificado de autenticidade.

Apesar de se tratar de uma cerveja, a instrução é para ser consumida aos poucos como um destilado forte. Pode ser ingerida ao longo dos anos, já que a garrafa tem a possibilidade de fechamento após aberta. Vale acrescentar que o nome da cerveja "The End of History" se deve é por que os pretensiosos mestres cervejeiros da Brew Dog, Martin e James, ambos com 27 anos, acham que sua última criação é o fim da evolução das cervejas. Já "o preço alto se justifica pelo método de produção, com o congelamento gradual do líquido, permitindo que a água cristalize e seja filtrada, deixando o álcool intacto. Esse procedimento minucioso é repetido sete vezes. Os ingredientes selecionados para essa Ale belga também são especiais: amoras frescas de juníperas e urtiga das Highlands escocesas.

Mas o preço teoricamente compensa, uma vez que deve ser tomada em quantidades diminutas, como um destilado forte. Por isso a garrafa pode ser lacrada novamente, sendo consumida em doses curtas durante anos, se o consumidor agüentar.

Fonte: http://musicaecerveja.blogspot.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DICAS DO BOTEQUEIRO

Trecho do livro Comida di Boteco

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COM QUAL COPO EU VOU?

ESCOLHA SEMPRE AQUELE QUE
TE DÁ MAIS PRAZER!


Já exitem bares que oferecem cardápio de copo, chique isso heim?!
Por ter características próprias que as diferenciam das demais bebidas é preciso ter atenção, ainda mais porque é sensível à presença de odores no ambiente, aquece mais rapidamente e perde o gás carbônico.

COPO AMERICANO
Muito comum em bares, lanchonetes e padarias. Muitas pessoas não dispensam o prazer de tomar um geladinha num copinho americano.

PILSENR
No Brasil, conhecido como “tulipa" é ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz.

CALDERETA
É usado por algumas choperias, é versátil e pode ser utilizado para English e American Ales e também para algumas lagers escuras.

WEIZEN
Como o próprio nome já diz, é ideal para cervejas do tipo Weiss, as de trigo. Permite que se admire o corpo e a cor da cerveja, bem como a expansão do creme.

CANECA
Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustas, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar com o peso.

LAGER (chope)
São os tradicionais copos de chope, erroneamente chamado de tulipa. A diferença é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado.

PINT
Também chamado de Becker, são os mais utilizados nos pubs ingleses e irlandeses. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato e que comporta grandes quantidades de cerveja.

TULIPA
Ideal para cervejas que possuem bastante creme. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma.

TAÇA
Não estão ligadas a nenhum estilo em específico, mas são usadas por sua elegância.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O MESTRE DAS BATIDAS - ITAIM BIBI - SP

ARMANDO, PROPRIETÁRIO DESDE 1963.
O DONO DAS MELHORES "BATIDAS"
DE SÃO PAULO.

Armando Barros, o “chapinha”, como é conhecido e gosta de assim chamar todos os seus fregueses, já há 46 anos, desde 1963, vem comandando o preparo das “batidas” de vários sabores mistura carinhosamente criadas com pedaços de frutas, gelo, cachaça ou vodka. O mais gelado da cidade, é assim que Armando gosta de definir o chopp servido em seu bar.

Instalado na Rua Clodomiro Amazonas, esquina com a Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr., tem suas paredes externas pintadas de amarelo. O início da casa foi na mesma rua, mas na esquina da simpática Rua Iaiá. Além de inovar com novos e deliciosos sabores nas suas inigualáveis “batidas”, recebe antigos e novos freqüentadores com apreciados petiscos, destacando a famosa Joana d’Arc., a “lingüiça assada no álcool”. Os petiscos, como os mariscos, são outra sensação da casa.

Há três décadas no bairro do Itaim Bibi, com seu laboratório, preparando numa pequena bancada com muitos liquidificadores, as bebidas feitas de caninha (cachaça), frutas frescas, gelo, leite condensado e um secreto preparado.

Rapidamente e por ser uma novidade para a região, atingiu frequência surpreendente. Todo mundo ia ao Mestre das Batidas. A freguesia se espremia dentro do acanhado estabelecimento e se esbarrava na calçada. Um enorme sucesso desses agitados anos.

R. Clodomiro Amazonas, 440 - Itaim Bibi - SP
Telefone: (11) 3168-7418

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A "CARNE DE ONÇA"!


Prato típico de Curitiba há mais de 50 anos, a “Carne de Onça” surgiu como herança dos imigrantes do leste europeu. Servida em diversas versões, ela aparece mais simples nos botecos e mais sofisticadas em locais mais refinados com o nome Hackpeter.

Existem outras variações desses canapés: com rosbife caseiro, pasta de gorgonzola e copa, o de linguiça blumenau que é muito famoso e o Hackpeter ou Carne de Onça que é essa receita à baixo.

INGREDIENTES:
200 a 300 g de Patinho (moído 3X)
Pão preto fatiado,
Cebola picada,
Cheiro verde,
Sal,
Pimenta-do-reino,
Molho de Pimenta vermelha,
Mostarda preta,
Maionese,
Ovo (só a gema)
1 Limão.
Não se usa misturar os temperos com a carne somente durante a montagem,
o que modifica a sua textura e lhe confere um sabor único.

MODO DE PREPARO:
Coloque sobre a fatia de Broa uma leve camada de Maionese.
Sobre a Maionese coloque a quantidade de carne indicada (200 a 300 g), sem apertar.

Em seguida tempere com o Sal, Tabasco, um pouco de suco de Limão,
pouca Mostarda preta, Pimenta-do-reino na altura e 2 colheres de
sobremesa de gema de Ovo.

Não custa lembrar que a carne deve ficar solta, sem apertar,
apenas ajeitada suavemente sobre o pão com o auxílio de um garfo.
Agora chegou a vez da cebola, colocada a gosto, porém sem parcimônia.

Por cima da cebola, capriche no Cheiro verde. Não tenha medo.

Para finalizar, salgue novamente e se quiser adicione um pouco de Molho inglês.
Decore com linhas de Maionese e Mostarda preta, regue com um bom Azeite de Oliva
e saboreie, de preferência acompanhado de uma boa Cerveja.

Como curiosidade vale saber que a origem do nome vem do hálito forte
que este prato deixa, mas que, com certeza vale a pena!

Receita tirada do site: http://www.obagastronomia.com.br/

CERVEJAS ESPECIAIS

ELAS AGRADAM MUITO!!!
Enquanto as cervejas populares se assemelham em sabor, aroma e cor, as cervejas especiais diferenciam-se por sua liberdade de estilo, receita personalizada e qualidade das matérias primas. Fora os ingredientes da receita básica da cerveja, que leva Malte, Levedura, Lúpulo e Água, as cervejas especiais arriscam saborosas combinações com ervas, frutas, outros cereais e especiarias, além de poderem se diferenciar em tempo de cozimento, nível de fermentação e produção de um alimento mais natural, sem conservantes.

As cervejas Colorado são um bom exemplo disso: produz quatro tipos de chopes e cervejas gourmet, todos com toques marcantes de brasilidade: Colorado Cauim (Pilsen com Mandioca), Colorado Appia (Weiss com Mel), Colorado Indica (India Pale Ale com Rapadura) e Colorado Demoiselle (Porter com Café).

O grupo Schin comprou a marca Baden Baden, de Campos do Jordão, a carioca Devassa e a catarinense Eisenbahn. A AmBev também incorporou nove rótulos de cervejas especiais em seu portfolio global.

Fonte: UniversoGastronômico

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ALHEIRAS PORTUGUESAS

Muitos bares já oferecem essa maravilhosa iguaria que são as alheiras, fritas, grelhadas, não importa é muito boa de qualquer jeito! Acompanhada por vinho ou cervejinha bem gelada, melhor ainda!

A alheira é um embutido típico da culinária portuguesa seus principais ingredientes podem ser carne e gordura de porco, carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

Na região de origem a norte de Portugal Trás-os-Montes a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate.


A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade.

APRENDA A PREPARAR A SUA ALHEIRA

EXPERIMENTE !!!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FAMOSAS FRASES DE BOTEQUIM III


1. O amor não é aquilo que te pega de surpresa e te deixa totalmente sem ar. O nome disso é asma.

2. O amor não faz brotar uma nova pessoa dentro de você. O nome disso é gravidez.

3. O amor não torna as pessoas mais bonitas. O nome disso é álcool

4. Se você não quer ouvir reclamações, trabalhe no SAC de alguma empresa fabricante de paraquedas

5. Todo mundo comete erros. O truque é cometê-los quando ninguém está olhando.

6. Calculei meu IMC e constatei que minha altura está 20 cm abaixo da ideal.

7. Leio a Playboy pela mesma razão que leio a National Geographic: gosto de ver fotografias de lugares que sei que nunca irei visitar.

8. Dizem que a bebida resolve todos os problemas. Pra mim ainda não resolveu, mas eu sou brasileiro e não desisto nunca!

9. As melhores crianças do mundo são as japonesas. Estão a 20 mil quilômetros de distância e quando estão acordadas eu estou dormindo.

10. Se acupuntura adiantasse, porco-espinho viveria para sempre.

11. Quando a gente envelhece, o cabelo embranquece, o osso adoece, o joelho endurece, a vista escurece, a memória esquece, a gengiva aparece, a hemorróida engrandece, a barriga cresce, a pelanca desce, o pau amolece, o ovo padece, a mulher se oferece, a gente agradece. Ah, se eu pudesse! E ainda fica pendurado no INSS

12. Calorias são pequenos vermes inescrupulosos que vivem nos guarda-roupas, e que à noite ficam costurando e apertando as roupas das pessoas.

13. Se você se lembra de quantas bebeu ontem, então você não bebeu o bastante.

14. Quando sua mulher fica grávida, todos alisam a barriga dela e dizem "parabéns". Mas ninguém apalpa seu saco e diz "bom trabalho".

15. Urologista é o cara que olha o seu pinto com desprezo, pega-o com nojo e cobra como se o tivesse chupado.

16. Cerveja sem álcool é igual travesti: a aparência é igual, mas o conteúdo é bem diferente!

17. Se vegetarianos amam tanto assim os animais, por que eles comem toda comida dos pobrezinhos?


Enviadas pelo nosso amigo Luiz Carlos Bayona, valeu Carlimmm!

ARROZ DE PUTA POBRE

INGREDIENTES:
200g arroz
400g lingüiça
1 \ 2 xícara de cebola picada
1 dente de alho
3 xícaras de água
1 pitada de colorau

MODO DE PREPARO:
Aquecer uma panela de ferro com banha de porco ou óleo e
fritar a cebola, o alho e a lingüiça cortada em pedaços pequenos
Quando dourar, acrescentar o arroz, o colorau
Fritar mais um pouco, cobrir com água ,
pôr um pouco de sal e cozinhar com a tampa fechada
até reduzir a água e o arroz ficar no ponto.

Existem variações bastante usadas nesta receita, adicionando sobras de
churrasco, tomates picados, milho verde ou ervilhas, que são cozidos
à parte e misturados ao arroz na hora de servir.

BOM APETITE!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JAMÓN, PRESUNTO CRU

DEGUSTAR UM DESSE COM UMA
CERVEJA GELADA NADA MAU...

Infelizmente não é em qualquer bar que encontramos um Jamón, pra quem não sabe o Jamón (Ramón) é um presunto, produto obtido a partir das patas traseiras do porco, salgado em quanto crú o pernil é curado de forma natural em lugares onde o inverno é rigoroso. Velho conhecido dos romanos, o jamón é um dos elementos essenciais e imperdíveis da gastronomia espanhola. Consumidores de mais de setenta países apreciam seu delicioso sabor e sua delicada textura, existem vários tipos de Jamón, dependendo da zona de criação dos porcos e da alimentação.


Entre os mais famosos Jamón Ibérico, também conhecido como Pata Negra, produzido principalmente na Espanha e em algumas regiões de Portugal, e também pode ser chamado presunto ibérico. Os porcos negros ibéricos vivem principalmente no sul e no sudoeste da Espanha, há também certa população destes animais na região sudeste de Portugal onde ele é conhecido como "porco de raça alentejana".

Após o abate, os pernis são separados e envoltos em sal marinho, ficando de repouso por cerca de duas semanas para que comecem a secar. Em seguida, os pernis são lavados para a retirada do excesso de sal e são pendurados para secar por mais 4 a 6 semanas. O processo de maturação leva, então, cerca de 12 meses, sendo que alguns produtores oferecem jamones com até 36 meses de envelhecimento.

O corte do jamón é um verdadeiro ritual de arte. Deve ser feito manualmente, com o auxílio de uma faca extremamente afiada e as fatias devem ser translucidas as mais finas possíveis.O Maestro Jamonero é tido com um artista.


ASSISTA COMO SE CORTA UM JAMÓN


EXPERIMENTE !!!