sábado, 28 de maio de 2011

MANTEIGA AVIAÇÃO

ESSA COMBINA COM BUTECOS QUE ALIAM
TRADIÇÃO E ELEGANCIA COM SIMPLICIDADE

O LATICINIOS AVIAÇÃO - GONÇALVES SALLES S.A. INDUSTRA E COMÉRCIO teve sua origem em 1920 atuando no comércio de secos e molhados por atacado sediado na cidade de São Paulo e também na indústria de laticínios em especial na fabricação de manteiga em lata na cidade de Passos, interior de Minas Gerais. Fundada por Antonio Gonçalves, Oscar Salles e Augusto Salles teve seu nome escolhido em homenagem as primeiras empresas de navegação aérea que se instalavam no Brasil.


A manteiga da latinha, conhecida por sua tradicional embalagem de cor alaranjada passou apenas por pequenas alterações desde a época de sua fundação, uma delas foi o avião estampado na lata, que no início era um biplano monomotor, mas por volta dos anos 40 o avião passou a ser um trimotor que continua sendo o símbolo da manteiga.A partir de 1975 a empresa, passou a concentrar-se exclusivamente na fabricação de produtos originados do leite, destacando a manteiga. Foi nesse ano que a empresa lançou no mercado sua linha de queijos e posteriormente o doce de leite.



O grande salto de investimento da empresa foi em 1995 com a aquisição de um moderno equipamento para fabricação e envase de manteiga. De um processo quase que artesanal a empresa passou a ter o todo o processo de manteiga automatizado e com características de não perder a qualidade e sabor do produto.


Hoje com 220 funcionários, a empresa encontra-se sediada em São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, região estratégica por se tratar de uma das maiores bacias leiteiras do país e à facilidade de acesso aos pontos de distribuição.

Embora seja a tradição da manteiga Aviação que vem garantindo sua permanência no mercado, a Gonçalves Salles optou por diversificar seus produtos, lançando duas linhas. A linha seca, incluídos os produtos que dispensam refrigeração, como a manteiga em lata, doce de leite, leite condensado, creme de leite, achocolatado e alguns tipos de queijos; e a linha refrigerada que são as manteigas em pote, tablete, requeijão, requeijão light e os queijos frescos.


Tenho lembraças de quando era criança da manteiga aviação, ainda hoje costumo levar pra casa um potinho, desde que tive vontade de montar um bar sempre gostei da idéia de servir como couvert ou acompanhamento uma latinha da manteiga Aviação, me supreendi ao ver a foto abaixo do restaurante do chef Alex Atala o Dalva e Dito duas coisas que eu tinha em mente de fazer no meu bar, uma é a manteiga a outra eu deixo pra mostrar quando montar o bar....rs.

Fonte: Roberto Rezende Pimenta Filho / blog.temperodavida.com.br

2 comentários:

  1. Fala aí Betão...
    Essa manteiga é saborosa...
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoroooooo essa manteiga, sem contar que a latinha é um charme!!!!

    Jana
    www.botecoecerveja.com.br

    ResponderExcluir