segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CAIPIRINHA

A caipirinha é uma das bebidas brasileiras mais conhecidas internacionalmente. É feita com cachaça, limão taiti não descascado (também conhecido alhures como lima ácida verde), açúcar e gelo. No Brasil, é servida na maioria dos bares e restaurantes.

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha. Muito provavelmente, a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo nasceu no interior do Paraná. Era considerada um poderoso remédio contra a gripe. Da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis: em bares de todo o mundo, a receita vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes.

Aos poucos, a cachaça cedeu espaço para a vodca, o rum e o saquê, ao gosto do freguês.
O limão vez por outra dá lugar a frutas tradicionais, como o morango, o maracujá ou a lima. Alguns barmen recentemente têm criado outras receitas de "caipirinhas", e hoje já se podem provar caipirinhas de saquê com lichia ou de carambola com manjericão. Até a laranja, ciriguela e a jabuticaba, geralmente desprezadas, são lembradas. Virou moda também juntar duas, três ou até quatro frutas no mesmo copo. Bom exemplo é a caipirinha de frutas vermelhas, uma combinação de amora, morango e framboesa.

Segue as versões por bares famosos:

  1. Caju com limão - (veloso)
  2. Tangerina com pimenta dedo-de-moça - (veloso)
  3. Carambola com manjericão - (veloso)
  4. Romã com limão - (veloso)
  5. Abacaxi e laranja - (veloso)
  6. Jabuticaba - (veloso)
  7. Lima da pérsia e pimenta rosa - (Outback)
  8. Uva com Manjericão - (Outback)
  9. Morango e gengibre - (Outback)
  10. Melão com limão - (Outback)
  11. Lichia e maracujá - (Outback)
  12. Amora, Morango e Framboesa - (Rabo de Peixe)
  13. Amora, Carambola e Uvas Itália - (Rabo de Peixe)
  14. Abacaxi, Hortelã, Coconnut - (Rabo de Peixe)
  15. Hortelã, Gengibre,Tangerina - (Rabo de Peixe)
  16. Vodca, St. Remy, Tangerina - (Rabo de Peixe)

Todas podem ser preparadas com cachaça, cachaça premium, run, vodca nacional e importada, tequila ou saquê.

3 comentários:

  1. A caipirinha de Jabuticaba do Veloso tb é Show!

    ResponderExcluir
  2. Adoro caipirinhas, mas prefiro com vodka ao invés de cachaça.. acho mais suave. E quanto às misturas, a Absolut Vodka lançou um site brasileiro de drinks que tem 50 receitas diferentes de caipirinhas, pra todos os gostos... com suco de tomate, frutas, pepino, e muitos outros ingredientes, tradicionais ou diferentes. Adorei o site, já experimentei várias receitas, achei realmente deliciosas. Acho que vale muito a pena dar uma olhada. Se quiser, o site é www.absolutdrinks.com.br

    ResponderExcluir