terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FILÉS FAMOSOS DE CASAS TRADICIONAIS

FILÉ À OSVALDO ARANHA

O Filé à Osvaldo Aranha é um prato típico carioca, homenageando o político gaúcho Osvaldo Aranha. Consiste em um filé mignon alto ou um contra filé, temperado com alho fatiado, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa.

O prato recebeu seu nome em homenagem ao diplomata brasileiro Osvaldo Aranha, que entre as décadas de 1930 e 1940, costumava almoçar no restaurante Cosmopolita, cujo apelido era "Senadinho" na Lapa, Rio de Janeiro, local de concentração de políticos na época. Ali o diplomata costumava almoçar o prato que levou seu nome. Oswaldo Aranha também pedia o mesmo prato no Café Lamas, que na ocasião também o incorporou ao cardápio.


FILÉ A FRANCESA

Impossível falar de Filé à Francesa sem mencionar o restaurante Lamas, no Rio de Janeiro. Políticos e artistas fizeram a fama do restaurante que mantém no cardápio os pratos que eram servidos a Rui Barbosa, Machado de Assis, Monteiro Lobato, João do Rio e Getúlio Vargas. O mais famoso deles é o filé à francesa.

O medalhão de contra-filé ou mignon grelhado no ponto pedido pelo cliente vem com uma farta guarnição de batata palha misturada à ervilha, cebola e presunto. Como se não bastasse existe por lá o Filé a Oswaldo Aranha, criação da casa e a outra estrela do cardápio.


FILÉ DO MORAES

São Paulo também tem seu filé famoso é o do Moraes o Rei do Filé. Esse filé entrou para a história da Gastronomia Paulistana. Uma história que começou há mais de 80 anos, na rua Conselheiro Crispiniano, no pequeno "Esplanadinha", um bar repleto de políticos, poetas, atores, cantores, cerveja gelada e um incomparável Filé Mignon, sua marca registrada.

O restaurante já foi palco de romances, dramas, discussões políticas e composições musicais que marcaram época. Adoniran Barbosa por exemplo, um dos grandes amantes da Boêmia Paulistana, escolheu o Restaurante Moraes - Rei do Filé, para compor seu "Trem das Onze", enquanto saboreava um bem servido Filé Mignon de aproximadamente 500g.

Nenhum comentário:

Postar um comentário