terça-feira, 26 de outubro de 2010

CERVEJA & GASTRONOMIA - COMBINAÇÕES

Algumas combinações já foram testadas por muita gente e tornaram-se consagradas. Veja alguns exemplos:

Cervejas do tipo Pilsen (como a Brahma, a Antactica e a Skol), vão muito bem na companhia de aperitivos, de carnes vermelhas e de pratos orientais. As que são elaboradas com uma quantidade maior de lúpulo, como a Serramalte, vão muito bem com os pratos mais condimentados.

As cervejas Light (como a Brahma Ligth) acompanham bem as saladas e as carnes brancas.

As Weiss, como a Bohemia, se adequam muito bem aos frios, aos defumados e aos pratos da cozinha alemã.

As Stout, a variedade da brasileira Caracu, ficam perfeitas com ostras, mariscos e crustáceos. Elas também fazem boa companhia ao chocolate.

As cervejas do tipo Ale, como a Bohemia Royal Ale, de tonalidade avermelhada (são mais escuras do que as do tipo Pilsen e mais claras do que a Malzbier) acompanham bem as carnes vermelhas e os pratos mais condimentados.

As cervejas Lambic vão bem com bolo de chocolate ou de frutas. O mesmo vale para todas as cervejas mais escuras, feitas com malte torrado.

As do tipo Schwarzbier, como a Bohemia Escura, têm aroma com notas de toffe e maltes torrados. Sua espuma é cremosa e incorpada.

As cervejas do tipo Abadia, como a Bohemia Confraria, ficam perfeitas na companhia de carnes mais tenras e de sabor mais suave, como as de coelho, de vitela e de pato.

A bock, como a Brahma Bock, é uma cerveja forte, escura e só é produzida durante a primavera e o outono. Tem baixa fermentação e combina com pratos quentes mais pesados e queijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário