terça-feira, 19 de outubro de 2010

DICAS DE COMO ATENDER BEM SEGUNDO A VISÃO DE UM BOÊMIO

Está certo que não sou nenhum consultor de restaurantes, bares e botecos, nem tampouco consultor de garçons. Entretanto, como freqüentador assíduo de bares desde o início da adolescência, me dou ao direito de dar algumas dicas aos garçons que visitam esse blog sobre como atender bem um cliente.

Todas as situações narradas abaixo são verídicas, ou seja, já aconteceram com profissionais de nossa convivência, entretanto, definitivamente não é regra entre os garçons, evidentemente!

1o – Em primeiro lugar, coloque em sua mente que os clientes estão ali para se divertirem. Eles trabalham duro para poderem tomar aquela cerveja gelada no fim do expediente ou no final de semana. Sabemos que você também está trabalhando duro enquanto o seu cliente está se divertindo, mas nem por isso precisa ficar tão mal humorado e os atender de cara feia! Sorria! Seja gentil! Transmita sua alegria para os clientes e te garanto que seu expediente vai ser muito mais agradável.

2o- Sempre que passar perto das mesas e estiverem bebendo cerveja em garrafa, verifique se ela já está acabando e encha o copo se estiver vazio. Se a cerveja já estiver no fim, sirva o restante e já traga outra, claro! Além de ser super agradável, vocês com certeza vão vender muito mais, e em conseqüência os 10% serão mais gordos.

3o- Anote o pedido sempre! Não custa nada. Nada pior que pedir um chopp com colarinho e vir sem colarinho, ou vice versa. Ou pedir uma coca-cola somente com gelo e chegar somente com limão.

4o- Olhe sempre para as mesas e não para a televisão, para a linda vista do restaurante ou para a bunda da moça gostosa da mesa 8, e nem faça roda de conversa com outros garçons. Se não quer ser chamado de “psiu”, “chefe”, “amigo”, “meu chapa”, “ô chefia”, “campeão”, “ô da bandeja” etc. esteja sempre atento a todas as mesas que você estiver atendendo. É péssimo ficar mendigando a atenção de um garçon.

5o- Se no bar em que você atende separar as mesas por área e cada garçom ficar responsável por uma, nunca, mas nunca mesmo deixe de atender um cliente que não está na mesa de sua responsabilidade, dizendo que você não atende essa mesa, e sim o Edvaldo ali. Anote o pedido e passe para o Edvaldo você mesmo. O cliente não tem nada a ver com a divisão que é feita no bar, só querem mesmo é ser bem servidos por qualquer um dos garçons.

6o – Mesmo que a conversa da nossa mesa estiver boa e quase irresistível de não acompanhar, tente não ficar prestando a atenção nela. Ser discreto é fundamental!

7o- Jamais comente com um cliente assíduo do bar, mesmo se ele estiver só com os amigos, que aquela garota que ele levou para lá na quarta-feira passada era um chuchuzinho. Você não sabe se algum dos caras que está com ele realmente é amigo, ou se é o irmão, o sogro, o primo etc. da real namorada dele.

8o- Não deixe a anotação do pedido na comanda para mais tarde. Você sempre vai se esquecer de algum pedido, sempre mesmo.

9o- Eu imagino que deve ser difícil ver muita gente bebendo e resistir à tentação de beber também, mas se esforce ao máximo para não beber durante o expediente. Ali é seu local de trabalho e trabalhar bêbado pode lhe render uma demissão por justa causa, além de uma ressaca moral no outro dia.

10o- Leve na esportiva as brincadeiras de clientes já alterados pelo álcool e se disserem que te amam, que você é demais, que é o melhor amigo dele, chore no seu ombro ou acabar vomitando por ali mesmo, perdoe-os. Saiba que vocês garçons são realmente importantes para os clientes beberões e que um bom atendimento é a garantia certa de um bolso cheio de gorjetas e amigos para a vida toda.

11o- Boa noite! Sempre dizer bom dia, boa tarde, boa noite. Evite participar nos assuntos do cliente futebol, religião, política, e cuidados com mau hálito, cheiro de suor. Usar desodorante neutro e ter harmonia com os colegas de trabalho, porque um precisa um dos outros, cuidados com fofocas!Patrão é patrão, cliente é cliente e funcionário é funcionário. Nosso salário quem paga é o cliente, esteja sempre a disposição deles. Pense sempre que não existe clientes chatos todos nós temos problemas do dia dia! Nunca reclamar do colega de trabalho para o chefe é obrigação de ele avaliar se ele é bom ou ruim, cada macaco no seu galho! 2 dicas: não usar celular no bolso na hora de trabalho desligue ou guarde ofereça sua bolsa na hora da saída para seu chefe ver, para que não tenha problemas no futuro.

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