sábado, 9 de abril de 2011

TREMOÇOS

QUEM JÁ VIU UM PÉ DE TREMOÇOS?
EU JURO QUE NUNCA TINHA VISTO
E NEM IMAGINAVA COMO ERA


Pois é esses são os tremoceiros, bonito né?!


Os tremoços são as sementes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro especialmente o "tremoceiro-comum", pertencentes ao género Lupinus e usadas na fixação de azoto (nitrogênio) nos solos. Ricos em fibras, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitaminas do complexo B e E e ácidos gordos insaturados ómega 3 e 6.

A semente, de cor amarela, não tem aproveitamento agrícola e é geralmente vendida e consumida em conserva como petisco ou aperitivo tipo acepipe, sendo muito comum em cervejarias de Portugal e no Brasil.

Para poder consumir os tremoços sem risco, eles devem ser cozidos e depois cobertos de água mudada com frequência por diversos dias até perderem o seu amargo original, com a eliminação dos alcalóides. Assim preparados, os tremoços não oferecem qualquer risco à saúde.


A Festa dos Tremoços é uma tradição portuguesa,
comemorada em Agosto.


Boteco que se preze tem que ter tremoços para servir aos clientes, então senhores donos favor comprar aquele potão de tremoços e sirva uma porça por conta da casa para seu cliente pegar gosto pelo petisco.

3 comentários:

  1. Eu tinha comentado antes.....viu o tamanho do tremoço portugues??? Uma delicia!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lembro sim! Vc disse que era do tamanho de uma moeda....rs

    ResponderExcluir
  3. Quantas gramas e por quanto normalmente vendem em bares? Preciso ter uma noção de preços, porque meus clientes estão pedindo esse famoso tremoço.

    ResponderExcluir