quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O MISTÉRIO DO COLARINHO BRANCO

CHOPE SEM COLARINHO É CRIME DE QUEM
SERVE E CASTIGO PRA QUEM BEBE.


Os experientes tomadores de chope migram de boteco em boteco sempre em busca da qualidade ideal: chopinho bem gelado colarinho cremoso, servido no copo "Rabo de Peixe", conhecido mais popularmente por "Cristal". Diplomado em "Cultura de Boteco", Cadu Gardel partiu em busca do liquido precioso quando ainda era criança, acompanhando o pai de bar em bar. Ele deixa claro que só tomava refrigerante, mas ficava antenado na avaliação que o pai fazia, em todos os lugares que visitavam.

Qualidade: o segredo é saber "tirar"
"Eu tenho saudades do barril de madeira, da chopeira a gelo e serpentina, do artesanal e cremoso chope geladinho. É fato que com o passar dos anos, devido ao alto custo de manutenção, tudo isso infelizmente foi substituído por chopeiras ínfimas e de regulagem padronizada que comprometem a qualidade do produto", lamenta Cadu.

Cadu Gardel: chope como antigamente

Ele explica que quando surgiu a oportunidade de recriar um templo da bebida, usou todos os conhecimentos adquiridos em suas andanças para obter o chope ideal. Dessa forma nasceu o boteco "Rabo de Peixe", batizado com esse nome para homenagear o copo que se tornou uma espécie de trofeu para os botequeiros. Quem sabe que o colarinho cremoso é tirado de outro barril, mais gelado, girando numa serpentina especial e colocado por cima do liquido dourado? Cadu e os especialistas na matéria sabem. Esse é o mistério do chope de colarinho denso, que faz a festa dos freqüentadores do Rabo de Peixe, do Moça Bonita e do Java Café. O resto é espuma.

Essa matéria foi escrita alguns anos atrás, quando Cadu ainda fazia parte da sociedade dos bares citados acima, hoje ele se encontra em Maceio, onde foi premiado pelo melhor chope da cidade pela revista Veja no bar que montou O Alagoana.

Fonte: Revista Baixo Olimpia / Texto: Cadu Gardel

2 comentários:

  1. Olá...
    Belíssimo texto do Cadu Gardel...
    E agora me deu uma vontade danada de tomar um chopp "bem tirado" num copo rabo de peixe....
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha o chope do cara era muito bom, agora só em Maceio...kkk

    Abraço

    ResponderExcluir