sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MALT 90 - DIRETO DO TUNEL DO TEMPO...

O PRAZER DE FAZER BEM FEITO!Slogan da Malt 90, cerveja lançada no inico da década de 80.

Para ter uma idéia do que era essa cerveja na época, comparando com as de hoje, ela tinha o sabor da Nova Schin com publicidade Skol. A Malt 90 era do mesmo fabricante da Brahma, apresentava um sabor mais leve e preço mais acessível, diziam que estava "tomando lugar" da Brahma. Acredito que na época isso só acontecia por conta da falta de cerveja no mercado, tempo do Plano Cruzado, em que tudo faltava como pneu, gasolina, carne, cerveja e outros.... Me lembro que para conseguir uma caixa de cerveja era um sufoco.

Em 1984 encontrávamos a Malt 90 em embalagens de garrafas retornáveis de 300 e 600ml além de em lata. Uma cerveja do tipo pilsen, apresentava cor clara, teor alcoólico médio e paladar suave. Não foi bem recebida pelos consumidores e acabou sendo tirada do mercado.


Acompanhando a evolução do mercado e se preocupando com o meio ambiente, a Brahma lançou igualmente o "Projecto Brahma para Reciclagem", introduziu, então, a embalagem em lata de alumínio para a Brahma Chopp e também a embalagem descartável de 300ml para a Malt 90. O final da década fica fortemente marcado pela aquisição da Companhia Cervejaria Brahma pelo Grupo Garantia.

Foi patrocinadora oficial do maior festival de Rock do Brasil, em janeiro de 1985. Foram dez dias de festival. As maiores bandas deram o ar da graça pela Cidade do Rock. ACDC, Queen, Iron Maiden, Scorpions, Whitesnake, Yes, entre outras. A Malt 90 era quem tinha a exclusividade da comercialização na Cidade do Rock. Por não agradar muito o gosto dos consumidores da época a Malt 90 ganhou o apelido de "Malt Nojenta".
Vídeo criado pela empresa para divulgar o evento.

Como na época era o que tinha, também não escapamos da famosa Malt Nojenta. Essa foto foi tirada no meu sítio em 1887 pelo nosso amigo Babá, é o mesmo que está segurando a garrafa. Não me lembro se ele fez essa foto tirando um sarrinho do produto, mas que ficou bem legal, ah isso ficou! Na foto aparecem, deitado tipo sereia Chiquinho, os 2 com os rostos cobertos pela garrafa devem ser Moçada e Demo ou Miltão, de camiseta amarela Fernandão, sentado no cavalete o Biscoito, logo abaixo Arnaldo e na sua frente Pedrão, de shortinho laranja...rs Darren e no canto direito eu (Betão) degustando a tal no gargalo.

32 comentários:

  1. Momento nostalgia...
    Uma aula do mundo cervejeiro...
    Excelente
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumindo esse blá blá toda, a cerveja era mesmo uma merda, ou você não provou?

      Excluir
    2. A cerveja não era ruim. Devem ter mudado a fórmula, então, passou a dar uma dor de cabeça do cara alho! Passou a ser apelidada de "Malte Nojenta" e a fabricação parou. Foi de zero à cem e depois de cem à zero!

      Excluir
  2. Bahhh...
    Mais de 100 anos essa foto no sitio brother!?? hehehehe!!!

    Fora a brincadeira... achei muito bala seu blog brother!
    Anos 80 era mágico... sinto saudades da Cerveja Malt 90 (apesar q nessa época eu só bebia Minuano Limão e Mirinda) rsrsrsrsrs!
    Parabéns
    Um abração ...Falow..

    ResponderExcluir
  3. Oi muita saudade desta época, eu nao tomava cerveja, só saboreava, laranja turva, e laranjada platense, mas ficou em algum lugar do passado aquele tempo tão bom, saudade dos amigos que não estão mais aki. valeu um abração a todos deste blog,

    ResponderExcluir
  4. Se eu não estiver enganado, a Malt 90 é hoje a Bavaria ou Bavagua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi dizer que é a Bavária sim e foi um vendedor de bebidas antigo que me disse.

      Excluir
  5. Meu avô chamava essa cerveja de mate 90 tão ruim que era

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela aula sobre a Malt 90, gostei da descrição do sabor, realmente o sabor da nova sckin lembra o da malt 90, como faltava cerveja na época a malt quebrava o galho!!!

    ResponderExcluir
  7. Um comentário que no caso não vai mudar, pois essa cerveja não vai voltar. Mas odeio cerveja, mas essa foi a única que gostei. Hoje moro no estrangeiro já tentei todas e essa malta 90 foi a única que já gostei. Vai lá entender. Entao gosto não se julga. Amei o sabor. Enfim... era a que eu gostava. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Resumindo, na época só tinha porcaria ... Brahma,Skol,Antártica,e aí vai...
    A única cerveja produzida em grande escala bebivel só a Heineken.. no mais só as artesanais.

    ResponderExcluir
  9. Na época não não gostava de cerveja , somente depois q tomei a primeira Heineken em 1990 q descobri o que era cerveja e aprendi a apreciar uma boa cerva .. brahma Skol Antártica skin, isso não podemos chamar de cerveja no máximo é uma bebida refrescante com álcool.. tirando algumas puro.malte q.tem no mercado hj como Heineken e proibida, somente as artesanais .

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Exatamente até agosto de 1990 tinha a placa no bar que eu tomava ela depois dali uns dias ele disse que a malt 90 encerrou era boa cerveja e deixou boas recordações !!!

      Excluir
  11. Olá, ótima recordação :)
    Por acaso você se lembra de quanto custava essa cerveja?

    ResponderExcluir
  12. Me lembro dessa cerveja,vou fazer 39 anos (nasci em 78),mas não cheguei a tomar,na época era criança..

    ResponderExcluir
  13. Rapaz eu bebi dessa cerveja, era boa, tinha muito malte na sua composição. Não concordo que era uma cerveja ruim. Na minha cidade por exemplo era disparada a que mais vendia em todas as classes sociais. A proposito ela parou de circular quando mesmo? Deveria voltar a Malt 90, como puro malte não ia ter pra ninguém!!

    ResponderExcluir
  14. Excelente sabor único muito saborosa ! Que saudade!!!!

    ResponderExcluir
  15. A primeira cerveja que tomei!! E a melhor tbm

    ResponderExcluir
  16. Show de bola o histórico, grandes informações . Lembro-me dessa cerveja, mas era criança, não podia beber, entretanto, ouvia os adultos criticarem

    ResponderExcluir
  17. Lembro que nessa época meu pai só tomava Antarctica da fábrica de Pirapora-MG. Aí já sabia os supermercados onde vendia e mesmo assim tínhamos que ficar olhando as tampinhas para conferir se era de lá mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Essa cerveja era excelente. Mas a questão do gosto, paladar e outras interferências, inclusive a econômica, faz você gostar ou não de determinado produto.

    ResponderExcluir
  19. Custava, em 1988, 1 cruzado novo uma garrafa de cerveja.

    ResponderExcluir
  20. Sim, a Malt 90 era do mesmo fabricante da Brahma. Que por coincidência se chamava Brahma. Ou Companhia Cervejaria Brahma.

    ResponderExcluir
  21. Só tenho lembrança da lata que era verde e nome malt 90 ficou marcado por causa da época, mais as marcas mais tradicional era a Brahma primeiro e Skol em segundo e antártica em terceiro.

    ResponderExcluir
  22. So viadinho comentando ai essa cerveja e horrivel o outro ai so tomo rrainiquem baboseira vcs estao dando s bunda

    ResponderExcluir
  23. Eu gostava muito. Sabor suave e leve.... 1992.

    ResponderExcluir
  24. Cerveja de verdade. Sabor suave e teor alcoólico abaixo da média. Se fosse feita nos dias de hoje, seria uma das melhores. Hoje o pessoal está mais exigente e entendido no assunto. Pararam a produção, pois era do mesmo fabricante da Brahma, que estava perdendo mercado para a Malt90 e, a marca Brahma não poderia perder o seu valor, lógico.
    A melhor cerveja feita até hoje no Brasil, sendo a que chega perto é a Bohemia!

    ResponderExcluir
  25. Até fiz um sinal da cruz ao ver essa cerveja, era mais ruim que jiló...hahahaha

    ResponderExcluir