quarta-feira, 9 de março de 2011

BARRIS DE ENVELHECIMENTO

Nesse feriado de Carnaval tive a oportunidade de degustar uma deliciosa cachaça envelhecida em um barril de carvalho de 200 litros, que pertence a reserva pessoal do nosso amigo Adão Cesar da Fazenda Rancho Merlin, localizada na região de Avaré SP. O imponente barril além de decorar a sala de sua fazenda, também nos aguçam os 3 sentidos: visão, olfato e paladar. Por tal motivo não pude deixar de postar sobre o assunto.


Os barris mais comercializados variam de tamanhos de 1 a 200 Litros e são confeccionados a partir das sucatas dos tonéis de carvalho de 200 e 250 litros que traziam malte para as indústrias de bebidas do Brasil. No caso de madeiras brasileiras são feitos de madeira 100% nova.

As madeiras de melhores características para o envelhecimento são: carvalho, amburana, cedro, Louro freijó, bálsamo, vinhático, araribá, jequitibá, peroba do campo e outras. As madeiras aqui citadas tem as mesmas caracteristicas que é de envelhecer a bebida diminuindo sua acidez, deixando com um sabor de madeira, além da cor amarelada e perfume característico de cada madeira. A maioria dos tonéis são indicado para envelhecer cachaça, run, conhaque, whisky e vinho.


O envelhecimento consiste numa reação química ocorrida nos componentes secundários da cachaça. As características especiais que as aguardentes adquirem com o envelhecimento são criadas, principalmente, pela formação dos ésteres que, naturalmente, ocorre de maneira lenta e contínua.O envelhecimento é feito geralmente em barris de madeira que têm características que facilitam a oxidação pelas trocas gasosas entre o interior e o exterior, através dos poros de madeira.


Um bom prazo para o envelhecimento da cachaça são dezoito meses. A partir deste tempo o envelhecimento se torna ainda mais lento sendo anti-econômico, por causa da evaporação que normalmente ocorre durante este processo . As dornas ou barris ou tonéis para envelhecimento deverão estar bem acomodados em salas onde não haja excesso de luz, vento ou calor. As teias de aranha formadas são de grande utilidade para diminuir o risco de brocas ou de outros insetos voadores indesejáveis. Os barris de envelhecimento poderão ser flambados por dentro (com um maçarico de mão) para evitar o excesso de evaporação além do efeito adstringente que traz o carvão das paredes queimadas.

Segue detalhamento do barril.

Fonte e imagens: barril.com.br

Onde encontrar: http://www.barril.com.br/
em São Paulo http://www.ranchoararaazul.com.br/

3 comentários:

  1. Preço de barril de carvalho branco !

    ResponderExcluir
  2. Hi Dear,
    Thanks for sharing such a useful blog. Really! This Blog is very informative for us which contains a lot of information about the Wooden Barrels . I like this post. Please visit at "Barris De Madeira , I hope you may like ourBarrels Wood ,


    Visit Here - https://barrisdomira.com/

    Thanks

    ResponderExcluir