quarta-feira, 30 de março de 2011

SOPA DE CEBOLA DO CEASA

TRADICIONAL SOPA DE CEBOLA DO CEASA
VOLTA
A AQUECER AS NOITES DE INVERNO

Ícone gastronômico de São Paulo entre os anos 70 e 90, a sopa do antigo Ceasa está de volta a Ceagesp neste inverno. Para quem viveu ou quer conhecer a experiência de seu inusitado sabor, pode encontrá-la até 30 de setembro no restaurante montado no Entreposto da Ceagesp, na Vila Leopoldina.

O fato de levar ingredientes como cenoura, carne, amido, muita cebola picada, pão e queijo gratinado é o máximo que se sabe de sua cobiçada receita. Eduardo Affonseca, dono do restaurante que servia a sopa nos anos 80 e 90, até hoje não divulgou a fórmula exata em suas quantidades e modo de preparo. “É um segredo como a Coca-Cola”, despista.

É de Affonseca o projeto da Estação Sopa de Cebola do Antigo Ceasa, na entrada do portão 3 da Ceagesp. Além da disputada sopa, o cardápio oferece caldo verde e de mandioquinha. Patês e pão com manteiga fazem o couvert. Uma refeição completa (um prato de sopa e couvert inclusos) é R$ 15,00. Bebidas e refrigerantes serão cobrados à parte.
Sopa histórica

A história da famosa sopa remonta à construção do Ceasa (Centro Estadual de Abastecimento), atual Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), há quase 45 anos.

Dizem que um comerciante passou a juntar ingredientes calóricos à cebola picada para fazer a sopa, que espantava o frio durante as feiras da madrugada, destinadas aos atacadistas e varejistas da época. A receita ecoou entre os comerciantes e depois entre os compradores, até chegar ao público final.

Serviço:
Estação Sopa de Cebola do Antigo Ceasa

Quando: De terça a quintas, das 20h às 2h. Sextas e sábados,
das 20h até o último cliente

Onde: Ceagesp – Entrada pelo Portão 3 (Avenida Gastão Vidigal, 1946)
Quanto: R$ 15,00 com couvert

Um comentário:

  1. Já tomei muito essa sopa.......fim de noite......cura ressaca!!!!!!kkkkkkk

    ResponderExcluir