segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

JAMÓN, PRESUNTO CRU

DEGUSTAR UM DESSE COM UMA
CERVEJA GELADA NADA MAU...

Infelizmente não é em qualquer bar que encontramos um Jamón, pra quem não sabe o Jamón (Ramón) é um presunto, produto obtido a partir das patas traseiras do porco, salgado em quanto crú o pernil é curado de forma natural em lugares onde o inverno é rigoroso. Velho conhecido dos romanos, o jamón é um dos elementos essenciais e imperdíveis da gastronomia espanhola. Consumidores de mais de setenta países apreciam seu delicioso sabor e sua delicada textura, existem vários tipos de Jamón, dependendo da zona de criação dos porcos e da alimentação.


Entre os mais famosos Jamón Ibérico, também conhecido como Pata Negra, produzido principalmente na Espanha e em algumas regiões de Portugal, e também pode ser chamado presunto ibérico. Os porcos negros ibéricos vivem principalmente no sul e no sudoeste da Espanha, há também certa população destes animais na região sudeste de Portugal onde ele é conhecido como "porco de raça alentejana".

Após o abate, os pernis são separados e envoltos em sal marinho, ficando de repouso por cerca de duas semanas para que comecem a secar. Em seguida, os pernis são lavados para a retirada do excesso de sal e são pendurados para secar por mais 4 a 6 semanas. O processo de maturação leva, então, cerca de 12 meses, sendo que alguns produtores oferecem jamones com até 36 meses de envelhecimento.

O corte do jamón é um verdadeiro ritual de arte. Deve ser feito manualmente, com o auxílio de uma faca extremamente afiada e as fatias devem ser translucidas as mais finas possíveis.O Maestro Jamonero é tido com um artista.


ASSISTA COMO SE CORTA UM JAMÓN


EXPERIMENTE !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário