terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TUBAINA

Falar de Boteco e não falar de Tubaina não dá...
Inicialmente, a empresa Ferraspari produzia balas com sabor de Tubaína. Com o tempo, a fabricação foi extinta dando lugar ao refrigerante. O nome foi criado pelo italiano Pedro Pattini, e no início, foi utilizado como nome para as balas fabricadas por ele em seu início de carreira empresarial no Brasil. Quando começou a produzir refrigerantes, os mesmos herdaram o nome.

No Brasil, a fama do nome deve-se ao fato de, nas décadas de 40 e 50, os concorrentes pedirem autorização ao proprietário da marca para usarem o sufixo dela em seus produtos. Surgiram assim a Taubaína, a Itubaína, entre outras marcas.

Devido ao custo baixo (cerca de 20% do valor de uma Coca-Cola), a Tubaína é muito popular no interior de São Paulo. Dentre as mais conhecidas temos: Tubaína Bacana, Tubaína Rainha (extinta), Tubaína Conquista, Tubaina Funada, Tupinambá (extinta), Elite (extinta), Cristalina, Frutty Bom, Simba, Don, Arco Iris, Cristalina, Estrela, Guarani, Minada, São José, Itubaína (Schincariol), Tubaína Baré, Tubaina Bremer (extinta) entre muitas outras. O termo passou a designar, de maneira genérica, os refrigerantes mais baratos e populares.

Quem sente falta da bebida adocicada, levemente gaseificada, nos sabores guaraná, limão, ou tutti-frutti, ganhou um espaço em São Paulo para tomar tubaína com canudinho direto na garrafa e fazer até degustação da bebida. O bar Tubaína, inaugurado recentemente na região da Baixa Augusta, oferece 12 rótulos da bebida no cardápio e promete matar saudades dos consumidores.

Bar Tubaína
R. Haddock Lobo, 74 - São Paulo

Um comentário:

  1. Excelente dica para matar as saudades...
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir